NEUROPSICOLOGIA
A Neuropsicologia é uma interface entre a Psicologia e a Neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, tendo o entendimento do papel dos sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais e compreender o funcionamento desses sistemas.
​
A avaliação neuropsicológica é feita com propósito de avaliar as funções cognitivas, o comportamento e as emoções. Pode investigar como diferentes sintomas ou lesões podem causar déficits em diversas áreas da cognição humana (processo que envolve percepção, atenção, memória, raciocínio, juízo, imaginação e linguagem). A neuropsicologia é extensiva a qualquer idade.
Para chegar ao diagnóstico, o profissional busca informações do histórico clínico do paciente (história médica, psicossocial, ocupacional, acontecimentos relevantes do desenvolvimento, habilidades específicas, características, gravidade e progressão das queixas), a seletiva (feita comumente com o paciente e membros da família) e testes neuropsicológicos - que avaliam as diversas funções cognitivas.
Avaliações na área da Neuropsicologia são importantes porque existem evidências objetivas sobre o alcance e a gravidade do problema e determinam quais funções permanecem preservadas - fator fundamental para uma possível reabilitação, bem como indica os efeitos medicamentosos ou cirúrgicos.
QUANDO PROCURAR UM ESPECIALISTA EM NEUROPSICOLOGIA?
As dificuldades devem ser alvo de indicação profissional quando estas interferem na vida cotidiana: sintomas como lapsos de memória, pessoas que apresentam suspeita ou diagnóstico como doenças de Alzheimer, Dislexia, TDAH, entre outras que interfiram na cognição, no comportamento e nas atividades do sistema nervoso. A abordagem neuropsicológica também é importante para o estabelecimento de diagnóstico diferencial entre depressão, transtorno cognitivo, nível de demências. A avaliação do especialista em Neuropsicologia também é utilizada para algumas situações de caráter judicial.
​
ALGUNS PROBLEMAS INVESTIGADOS PELA NEUROPSICOLOGIA:
-
Problemas no aprendizado;
-
Dislexia;
-
Transtorno de déficits de atenção e hiperatividade (TDAH);
-
Distúrbios mentais;
-
Perda de habilidades motoras;
-
Transtorno cognitivo leve;
-
Demências e / ou diagnóstico diferencial para depressão;
-
Alteração cognitiva após AVC (Acidente Vascular Cerebral) e após TCE (Traumatismo Crânio-encefálico).