PSICOPEDAGOGIA - NEUROPSICOPEDAGOGIA
-
Diagnósticos diferenciados para cada caso
-
Dificuldades de aprendizagem: não acompanhamento da turma
-
Desenvolvimento do potencial pedagógico - visa ampliar a capacidade de produção escolar
-
Reabilitação Psicopedagógica - Quando há presença de sequelas ou doenças que interferem nas habilidades de leitura e escrita.
-
Acompanhamento escolar - Apoio ao processo de produção escolar/assimilação de conteúdos
-
Reabilitação Psicopedagógica - (AVC, Alzheimer, idosos, etc) -estímulo e desenvolvimento da plasticidade cerebral na recuperação de funções intelectuais
A psicopedagogia é uma especialidade do processo Ensino-Aprendizagem no contexto da saúde bio-psico-social. Executa diagnósticos e realiza intervenções na aprendizagem, considerando particularidades de cada indivíduo com o aprender.
O processo diagnóstico:
​
-
Verifica: desenvolvimento emocional e intelectual, maturidade neuro-motora e linguística de cada individuo
-
Avalia: relações com aspectos do processo de aprendizagem
-
Identifica: possíveis causas de defasagem de aprendizagem e produção escolar
O processo diagnóstico pode envolver outras áreas afins como fonoaudiologia, neurologia, oftalmologia, numa conduta multidisciplinar.
Informações da escola são fundamentais para o entendimento do contexto. Investigando o modo como uma pessoa aprende, pode-se compreender detalhes do processo que permita intervir orientando ou desenvolvendo recursos e outras habilidades.
​
A terapia psicopedagógica é uma intervenção distinta de aulas particulares ou reforço escolar, é focada no desenvolvimento de habilidades. O atendimento psicopedagógico é extensivo a qualquer idade e pessoa que tenha dificuldade de aprendizagem.