top of page

PSICOPEDAGOGIA - NEUROPSICOPEDAGOGIA

psicopedagogia.jpg
  • Diagnósticos diferenciados para cada caso  

  • Dificuldades de aprendizagem: não acompanhamento da turma 

  • Desenvolvimento do potencial pedagógico - visa ampliar a capacidade de produção escolar 

  • Reabilitação Psicopedagógica -  Quando há presença de sequelas ou doenças que interferem nas habilidades de leitura e escrita. 

  • Acompanhamento escolar - Apoio ao processo de produção escolar/assimilação de conteúdos

  • Reabilitação Psicopedagógica - (AVC, Alzheimer, idosos, etc) -estímulo e  desenvolvimento da plasticidade cerebral na recuperação de funções intelectuais

A psicopedagogia é uma especialidade do processo Ensino-Aprendizagem no contexto da saúde bio-psico-social.  Executa diagnósticos e realiza intervenções na aprendizagem, considerando particularidades de cada indivíduo com o aprender.

 

O processo diagnóstico:

​

  • Verifica: desenvolvimento emocional e intelectual, maturidade neuro-motora e linguística de cada individuo

  • Avalia: relações com aspectos do processo de aprendizagem

  • Identifica: possíveis causas  de defasagem de aprendizagem e produção escolar

 

O processo diagnóstico pode envolver outras áreas afins como  fonoaudiologia, neurologia, oftalmologia, numa conduta multidisciplinar.

 

Informações da escola são fundamentais para o entendimento do contexto. Investigando o modo como uma pessoa aprende, pode-se compreender detalhes do processo que permita intervir orientando ou desenvolvendo recursos e outras habilidades.

​

A terapia psicopedagógica é uma intervenção distinta de aulas particulares ou reforço escolar, é focada no desenvolvimento de habilidades. O atendimento psicopedagógico é extensivo a qualquer idade e pessoa que tenha dificuldade de aprendizagem.

bottom of page